Atenção! Esta é a versão 2018-2019 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Projetos Sociais   

O Pão Nosso de Cada Dia

Categoria: Outros
Cidade: Cubatão

Clube(s): RC Cubatão

Resumo: Trata-se da instalação de equipamentos para uma Padaria Artesanal nas dependências da ACEC - Associação Casa da Esperança e Cidadania “Dr. Leão de Moura” de Cubatão.

Data: 14/03/2018
Financiamento: Através de recursos do Subsídio Distrital da Fundação Rotária
Comunidade Atendida: 336 (trezentos e trinta e seis) assistidos e familiares da Instituição ACEC, com idades a partir de 12 (doze) anos.
Parceiros: Associação Casa da Esperança e Cidadania “Dr. Leão de Moura

Trata-se da instalação de equipamentos para uma Padaria Artesanal nas dependências da ACEC - Associação Casa da Esperança e Cidadania “Dr. Leão de Moura” de Cubatão. 
A ACEC oferece atendimentos por equipe multidisciplinar a 336 (trezentos e trinta e seis) pacientes que apresentam disfunções de comunicação com diagnóstico médico de paralisia cerebral, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, síndrome de down entre outros que podem ser beneficiados diretamente com este projeto como atividade suplementar de terapia ocupacional, bem como para os familiares destes pacientes que frequentam o local. 
Dentre as Áreas de Enfoque de Rotary International podemos afirmar que três enfoques estarão contemplados neste projeto: 
1- Prevenção e Tratamento de Doenças – os pacientes da ACEC terão acesso às aulas e aprenderão a manusear as massas e insumos da padaria; 
2- Educação – os pacientes e familiares terão acesso a um novo conhecimento / habilidade, que significará despertar da autoestima por meio da produção dos pães no decorrer dos cursos de panificação; 
3- Economia Solidária – estes conhecimentos/habilidades poderão ser desenvolvidos fora do espaço da ACEC bem como dentro de cada lar e ser utilizado como meio para reforçar os orçamentos domésticos. 
A sustentabilidade deste projeto se dará por meio da comercialização da produção da padaria na lanchonete (atualmente em desuso) instalada no andar térreo da ACEC e aproveitando a utilização de um Forno Industrial já existente no local. Esta lanchonete possibilita o acesso aos frequentadores da Instituição (pacientes, familiares, profissionais e visitantes), bem como às pessoas da comunidade local, pois a lanchonete é um espaço atraente e tem visibilidade a partir da calçada fronteiriça da Instituição.