Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Segundo dia da Convenção Internacional

07/06/2015


O segundo dia da Convenção começou com a Segunda Plenária, aberta pelo Presidente de Rotary International Gary Huang. 
 
Um dos destaques desta apresentação foi a menina de 10 anos Lúcia Gómez Garcia, da Argentina, Distrito 4895. Ela é participante de programas infantis de Rotary semelhantes ao Rotary Kids que temos em nosso distrito. Lúcia mostrou como as crianças podem contribuir com o Rotary e apresentou diversos exemplos de projetos e de programas com os mais variados nomes. Vale lembrar que nosso Distrito foi pioneiro neste tipo de programa, com o Rotary Kids (chamado por alguns de Rota Kids), criado em 1995. Lúcia falou em inglês e com grande desenvoltura sobre o tema, encantando a todos os presentes. 
 
Arancha Gonzalez, diretora executiva do International Trade Center falou sobre oportunidades de trabalho para mulheres, e como iniciativas de inclusão fortalecem e protegem as mulheres. Já Beth Murphy, fundadora da Principle Pictures, falou sobre iniciativas na educação, e apresentou projetos de construção de escolas no Afeganistão. 
 
Durante a plenária foi apresentado um vídeo do que o presidente Gary Huang apresentou como o maior projeto educacional do Rotary no mundo, o Colégio Rio Branco, mantido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, que é pertencente aos três distritos de São Paulo, 4420, 4430 e 4610. O foco da apresentação foi na escola para surdos, uma de suas unidades, que contou com a apresentação de Sabine Vergamini e de Thais Ferreira. Thais é deficiente auditiva, e foi aluna do Colégio, e contou sua trajetória e a importância de estudar em uma escola especializada, onde há crianças com o mesmo tipo de deficiência e um método apropriado, e até se formar como professora e dar aula na mesma instituição onde estudou. Toda a apresentação foi efetuada também em linguagem de sinais. 
 
O Presidente de RI Gary Huang, junto com sua esposa Corinna, também apresentou os ex-presidentes de RI presentes à Convenção. 
 
Na parte da tarde a Casa da Amizade esteve movimentada, e nas dependências do Hotel Holiday Inn aconteceram as “breakout sessions”, ou sessões temáticas. Foram realizadas sessões sobre tecnologia, quadro associativo, administração de clubes e muitos outros de interesse dos rotarianos. 
 
À noite foi realizado o show de João Carlos Martins, na Sala São Paulo, junto com a bateria da Vai Vai, e com participação especial do tenor brasileiro Thiago Arankam, associado do RC São Paulo Aeroporto, do distrito 4420.  
 
Também aconteceu nesta noite o tradicional Jantar Latino-Americano, no Colégio Rio Branco, em Higienópolis. 
 
 
Veja na galeria abaixo fotos da segunda plenária da Convenção, fotos na Casa da Amizade e fotos dos workshos: