Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Programa Preserve o Planeta Terra

O Programa "Preserve o Planeta Terra", idealizado por Paulo Viriato e lançado durante o ano de sua presidência, foi um dos pioneiros na preservação da Amazônia e do Meio Ambiente em geral, antes mesmo da realização da ECO-92 no Rio de Janeiro. 
 
A cerimônia do plantio de uma árvore em cada visita que Paulo Viriato fazia a uma comunidade representava o seu comprometimento pessoal com o meio ambiente e com a qualidade de vida, e ele dizia: "Somos os herdeiros da Terra e a nós cabe defendê-la, protegê-la e preservá-la não só para nós mesmos, mas para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos". 
 
O paletó verde característico do ano de sua presidência deu origem à "Onda Verde", que envolveu todos os Rotarianos do mundo em favor da preservação ambiental e cujo êxito pode ser avaliado pela resposta que recebeu: só no ano rotário 1990-91, 35 milhões de árvores foram plantadas ao redor do mundo! 
 
Para ilustrar o seu forte vínculo com a ecologia e a preservação ambiental, em 1996-97, durante o Fórum Rotário da Paz na Antártida, Paulo esteve presente liderando o grupo ecológico que levou até o inexplorado continente os princípios de proteção ambiental. 
 
Ainda hoje, decorridos mais de 15 anos do lançamento do Programa Preserve o Planeta Terra, diariamente tem-se notícia de projetos ecológicos lançados e patrocinados por Rotary Clubs em todo o mundo, dentro das diretrizes do Programa idealizado por Paulo Viriato.