Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

RYLA - Prêmios Rotários de Liderança Juvenil

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA) são programas intensivos de treinamento para jovens de 14 a 30 anos. Os jovens selecionados participam de evento (seminário em imersão ou workshop) organizado pelos rotarianos do distrito.  
 
Todos os eventos RYLA têm os seguintes objetivos: 
 
- Capacitar os jovens selecionados a desempenhar um papel de liderança de maneira responsável e eficaz; 
- Encorajar a liderança contínua e sólida de jovens por outros jovens; 
- Homenagear publicamente jovens que prestam serviços às respectivas comunidades atuando como líderes; 
- Desenvolver o potencial de liderança dos participantes, oferecendo-lhes oportunidades para aperfeiçoar e praticar suas habilidades; 
- Incentivar os participantes a desenvolver os próprios talentos e habilidades; 
- Lembrar os participantes de que têm responsabilidades para com a comunidade e o mundo; 
- Detectar elementos éticos de liderança positiva; 
- Demonstrar a importância da comunicação no exercício da liderança; 
- Prática na resolução de problemas e conflitos; 
- O propósito do Rotary e seus serviços à comunidade; 
- Fortalecimento da auto estima / auto confiança; 
- Elementos da cidadania em nível comunitário e global – voluntariado e solidariedade. 
 
 
BENEFÍCIOS PARA ROTARY, PARA OS JOVENS, E PARA OS CLUBES 
 
As Novas Gerações ou Comissão de Serviços à Juventude tornou-se a Quinta Avenida de Serviços do Rotary em 2010, e sua definição está nos Estatutos Prescritos para o Rotary Club, art. 5: 
 
“Serviços às Novas Gerações — A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades de desenvolvimento de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e compreensão mundial. Os Rotary Clubs devem se comprometer a envolver os jovens em projetos de serviços profissionais, à comunidade e internacionais, e oferecer programas e recursos que os apoiem.” 
Os rotarianos vêm servindo aos jovens há muito tempo. O Plano Estratégico do RI incentiva os clubes a distribuírem suas atividades entre as cinco Avenidas de Serviços, reconhecendo que algumas se encaixam em mais de uma. A Avenida de Serviços às Novas Gerações reconhece o trabalho excepcional que os rotarianos desempenham com a juventude e os incentiva a ampliar ainda mais o escopo de sua atuação, apoiando o sucesso pessoal e profissional dos jovens e reconhecendo a diversidade de suas necessidades. 
 
Novas gerações - quadro associativo e oportunidade de servir 
 
O trabalho com as novas gerações contribui ao futuro de seu Rotary Club. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e se revigoram com a energia e visão das novas gerações. Compartilhe o ideal rotário de servir, implementando projetos de serviços profissionais e à comunidade voltados aos jovens, como feiras de carreiras e programas de orientação. Em algumas comunidades, Rotary Clubs com predominância de associados jovens vêm sendo formados como alternativa aos clubes existentes, sendo ótimos para atrair mais associados, também de faixas etárias mais jovens ao Rotary. Os programas pró-juventude podem ser o primeiro passo para uma vida dedicada ao ideal de servir do Rotary. Por isso, fortaleça o seu relacionamento com os participantes, não apenas como um investimento no futuro, mas também para enriquecer o seu clube hoje. Uma forma de incentivar seu clube a participar dos Serviços às Novas Gerações é envolvendo os jovens em projetos que beneficiem suas comunidades.