Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC São Vicente Praia recebe visita oficial do governador

03/10/2017


RC São Vicente Praia

No tarde do dia 3 de outubro, o Rotary Club São Vicente Praia recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A noite foi realizada a Festiva no Terraço Chopp, localizado na Ilha Porchat, em São Vicente. O evento reuniu autoridades locais, rotárias, membros da equipe distrital, familiares e amigos.  
 
Projetos 
 
O governador foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube. O início da visita aconteceu no Centro Médico de Especialidade Infantil (CMEI), onde aconteceu à inauguração do primeiro Consultório Oftalmológico Pediátrico em São Vicente, projeto internacional realizado através de Subsídio Global aprovado pela Fundação Rotária em parceria com a Prefeitura.  
 
O objetivo é oferecer qualidade de vida, saúde e acolhimento humanizado, para o bem estar dos pacientes e familiares. O consultório foi projetado de acordo com as normas de acessibilidade. A unidade irá atender mensalmente cerca de 200 pacientes com idade entre 0 a 19 anos.  
 
O casal foi recebido pela governadora assistente da área 14, Angella Ximenes, acompanhada pela presidente do clube, Júlia Mara Marucci Castro, Marcos Franco, presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e companheiros rotarianos.  
 
O prefeito Pedro Gouvêa esteve presente no evento acompanhado do secretário de Saúde, Marco Antônio da Silva, secretária adjunta, Vera Sarmento, oftalmologista Reinaldo Reginato Craveiro, da responsável técnica do Centro de Especialidades, Liliana Dall Amico de Angelis, dos vereadores Sargento Rogério Barreto, Igor Ferreira, Gustavo Palmieri, Felipe Roma, secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Leônidas Lúcio dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho, Jorge Luiz Soares de Moura e secretário de Meio Ambiente, Vitor Carlos Vitório Espírito Santo.  
 
Segundo o secretário de Saúde, a inauguração desse consultório é de grande importância. “Assim podemos aprimorar o atendimento às crianças que mais precisam. Pretendo ampliar a parceria com o Rotary. Acredito muito na colaboração entre o poder público e a iniciativa privada, o Estado melhora quando nós, da iniciativa privada, nos tornamos maiores”, declara Marco Antônio.  
 
O prefeito agradeceu a parceria do Rotary. “Os equipamentos vêm ao encontro de tudo o que a gente tem falado, o nosso atendimento de saúde está sendo ampliado e estendido para que possamos atender melhor a comunidade”. Para ele, a visão está ligada diretamente com a educação e rendimento escolar das crianças e por isso se mostra tão importante. “A saúde de São Vicente está comemorando. É louvável a ação do Rotary Club São Vicente Praia e Rotary Internacional, juntos levantaram a verba para que esse consultório pudesse ser feito aqui na Vila Margarida. Governador Claudio, a cidade está de portas abertas, hoje queremos honrá-los, o trabalho de vocês é admirável. Nesta mesma unidade, em 2010, tivemos uma parceria na implantação da sala de audiometria, que até hoje atende a população. O tapete vermelho sempre estará estendido ao Rotary, desta forma caminharemos juntos, parabéns!”, agradece Pedro Gouvêa.  
 
Claudio Takata afirma que este foi um dia histórico. “Estamos viabilizando não apenas novos equipamentos oftalmológicos, mas sonhos e esperanças”. Segundo ele, ajudar às crianças a ter uma boa visão, melhora em outras áreas, e por isso é tão importante que essa região carente receba um consultório de qualidade. “O bem estar do próximo é nossa responsabilidade para uma sociedade mais justa”. O governador aproveitou a ocasião para reforçar a campanha mundial da poliomielite realizada no Distrito 4420 e presenteou o prefeito com um pin que leva o logo “End Polio Now”, agradeceu a oportunidade que a prefeitura deu aos rotarianos de fazer a diferença.  
 
Assembléia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Terraço Chopp, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e a presidente do clube, enquanto Angella Ximenes, governadora assistente, reunia-se com membros da secretaria, tesouraria e presidente eleito 2018-19, Leandro de Carvalho Guedes.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros. Ele aproveitou para agradecer e parabenizar o empenho e dedicação de toda a equipe na realização na inauguração do consultório oftalmológico.  
 
Festiva 
 
O evento reuniu autoridades rotárias como Carlos Torci, governador eleito 2018-19, um dos sócios fundadores do clube e coordenador do projeto que recebeu o Subsídio Global, Ciro Politti falou sobre a Fundação Rotária e a entrega do consultório de oftalmologia pediátrico. 
 
Júlia Marucci fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, sobre o projeto permanente do banco de óculos, novos projetos e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Aproveitou a cerimônia para empossar a nova companheira Suzy Guedes, apadrinhada pelo esposo e rotariano Leandro Guedes.  
 
Em seu discurso, Claudio, reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International, citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Parabenizou o projeto visitado e agradeceu a colaboração do rotariano e oftalmologista, Henrique Carvalho, que fez parte da consultoria técnica do consultório. Aproveitou mais uma vez reforçar aos associados sobre o fim da poliomielite e apresentou Aline Meret Etter, intercambista da Suiça, RC Lyss Aarberg, Distrito 1990, agradeceu a jovem por escolher o Brasil na realização de seu intercâmbio.  
 
Homenagens 
 
Takata agradeceu aos 20 associados que fizeram a doação de até US$ 100 à Fundação Rotária, pediu que ficassem de pé ao receber o cumprimento de todos, além de receber o pin Erey das mãos do governador, foram eles: Ciro, Júlia, Almeida, Herrera, Angella, Djanira, Soncini, Henrique, Alcides, Leandro, André, Suhayl, César, Valente, Della Libera, Barreto, Vander, Glair, Pessoto e Nei. Outros três companheiros receberam o título Paul Harris, doações feitas em até US$ 1.000: Raimundo Vasquez Valente, Vander Silva Saturnino e Maria Djanira Almeida.  
 
William Dias da Silva, músico e professor da Juball Music, foi o homenageado na área da cultura. Sua esposa, Leliene Machado Dias, recebeu das mãos do governador do Distrito 4420, um certificado em forma de reconhecimento e agradecimento. 
 
Apresentação  
 
Durante o jantar, alunos do projeto Juball Music, mantidos pelo Instituto Social de Incentivo à Musicalização Infanto Juvenil da Área Continental em São Vicente, realizaram uma bela apresentação musical. Os jovens tocaram músicas de renomados cantores da música popular brasileira, emocionando e contagiando todos os presentes.  
 
O grupo é regido pelo maestro William Dias, a instituição foi fundada há três anos e atende cerca de 40 alunos, divididos entre crianças e adolescentes. Eles participam de oficinas musicais, aprendem a tocar violão popular e erudito, flauta doce e transversal, clarinete, teclado, contrabaixo, guitarra, cavaco entre outros instrumentos. Para participar é necessária apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível e ter entre 9 e 17 anos. As aulas acontecem cinco vezes na semana e têm duração de duas horas. O grupo é mantido por doações, está em busca de apoio cultural e patrocínio nas esferas públicas ou privadas. 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 254 fotos