Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

RC Peruíbe recebe visita oficial do governador

21/11/2017


RC Peruíbe

Na tarde do dia 21 de novembro, o Rotary Club Peruíbe recebeu a visita oficial do governador do Distrito 4420, Claudio Takata e sua esposa Marie. A festiva foi realizada no restaurante do Hotel Brisamar, em Peruíbe. O evento reuniu autoridades rotárias, locais, membros da equipe distrital, familiares e amigos. 
 
O início da visita aconteceu no Marco Rotário, na Praça Paul Harris, localizado na entrada da cidade. Na sequência, o governador foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube.  
 
O casal foi recebido pelo governador assistente da área 17, João Carlos Simanke, acompanhado pelo presidente do clube, Marcos Uechi e sua esposa Silvana Bernuzzi Uechi, alguns associados, equipe rotária e Célia Sodré, presidente do Recanto Colônia Veneza, junto à diretora Ormezinda Santana e a coordenadora pedagógica, Elisabeth Guimarães.  
 
Recanto Colônia Veneza 
 
O Recanto Colônia Veneza é um dos projetos permanentes do RC Peruíbe. Fundada em 1985, pelo Frei Giorgio Callegari, encanta por sua história e beleza. Natural de Veneza, o Frei sempre foi muito preocupado com questões sociais, o seu sonho era ter um espaço para atender as crianças da região. Com a ajuda de amigos italianos, ele conseguiu fundar a entidade. Com o objetivo de prover assistência necessária e abrigar atividades de formação de crianças e adolescentes carentes, a instituição atende gratuitamente de segunda a sexta-feira, cerca de 250 crianças entre 6 e 16 anos, de 11 bairros de Peruíbe. Após o horário escolar, elas almoçam na instituição e realizam atividades educacionais como balé, coral, judô, karatê, informática, leitura, aula de música, oficina de mosaico, entre outras.  
 
O clube fez a doação de oito novos notebooks por meio de Subsídio Distrital, no ano rotário de 2015/16. Também ajudou na reforma da biblioteca. No mês de outubro foram doados 300 kits de higiene bucal, incentivando as famílias no trabalho de prevenção de cáries.  
 
Capela Nossa Senhora da Saúde 
 
A colônia conta com a capela Nossa Senhora da Saúde, toda decorada de mosaicos (a primeira do Brasil). Seu revestimento foi feito pelo arquiteto e artista plástico italiano, Roberto Corradini. Os mosaicos no estilo Opus Incertum, é uma técnica de aplicação em alvenaria somente encontrada na Itália, tendo suas origens em Roma. Nos mosaicos são expressos temas com críticas à sociedade como a questão da miséria, mistura de etnias e escravidão. Tem como objetivo contar e mostrar a realidade nacional de imensos contrastes, resgatando a cultura brasileira. Foi criada com tanta perfeição, que dá a sensação de estar olhando para uma pintura. A capela acomoda até 50 pessoas e é aberta à visitação para grupos com agendamento prévio.  
 
No final da visita, a banda infantil fez uma bela apresentação musical ao governador e equipe rotária.  
 
Casa da Criança Nosso Lar 
 
O segundo projeto visitado foi à Casa da Criança Nosso Lar. A equipe foi recebida pela presidente Apolônia Muller, Lívia Erdei Parrini, Marceli e Marcel Parrini 
 
Fundada em 1989, a instituição nasceu devido às necessidades verificadas de um grupo de associados da Casa Espírita Nosso Lar. É uma entidade beneficente, sem fins lucrativos. Tem como objetivo o desenvolvimento social pelo enfrentamento da pobreza por meio de ações integradas de proteção à família, à infância, adolescência e velhice.  
 
A partir da construção da creche, que atende mais de 60 crianças, entre 1 a 3 anos, em período integral e cerca de 60 adolescentes, surgiram novas demandas e novos projetos foram colocados em prática. Todos complementando o estudo, como o curso de Geração de Renda, Ações Socioeducativas e Projeto de Informática, para os adolescentes. Atualmente 150 famílias são assistidas pela entidade, elas recebem doações de cesta básica, além de aulas de Evangelho.  
 
O RC Peruíbe é um dos parceiros da instituição, por meio do Subsídio Distrital no valor de R$ 17 mil reais, trocará o forro do local, melhorará a iluminação e onde hoje existe uma grande churrasqueira, será transformado em cozinha.  
 
Assembleia 
 
Em seguida, a equipe distrital retornou ao Hotel Brisamar, onde foi realizada uma breve reunião entre o governador e o presidente do clube, enquanto, João Simanke, governador assistente, reunia-se com membros da secretaria e tesouraria.  
 
A esposa do governador reuniu-se com as associadas da Casa da Amizade em um delicioso chá da tarde.  
 
Após foi realizada à assembleia com integrantes da equipe rotária. Takata reforçou que para o novo ano rotário 2017-2018 foram definidas como prioridades as seguintes estratégias organizacionais: fortalecimento e apoio aos clubes; maior enfoque a expansão dos serviços humanitários como o reforço do combate a poliomielite, o plantio de árvores, aumento da projeção e imagem pública da organização, entre outros.  
 
Festiva  
 
O evento reuniu autoridades locais como o vice-prefeito, André Luiz de Paula e autoridades rotárias como o governador assistente, ano rotário de 2005, Jaime Itchiro Uehara.  
 
Marcos Uechi fez um breve discurso e agradeceu à presença de todos, em especial aos integrantes do clube, companheiros do Rotaract, Interact e Rotary Kids. Afirmou sobre a tarde agradável que passou ao lado do casal governador, falou sobre suas metas, projetos permanentes do clube e pediu aos associados que continuem a colaborar com este novo Conselho Diretor. Ele pediu aos presentes uma saudação especial em homenagem ao 37º aniversário do clube.  
 
Durante a cerimônia, o presidente empossou uma nova companheira, Maria Paula Roma Dutra. Ela ocupou a tribuna e fez a leitura da “Promessa Rotária”.  
 
Em seu discurso, Claudio reforçou sobre a continuidade dos trabalhos do Rotary International citando alguns valores sobre companheirismo, comprometimento, integridade, diversidade, liderança, entre outros. Ele parabenizou os dois projetos visitados e agradeceu à tarde maravilhosa. “Tenho orgulho de ser rotariano e realizar parceria com ambas às entidades. Na visita da Colônia Veneza ficamos muito emocionados com a apresentação das crianças. Agradeço ao Frei Giorgio, por fundar uma bela obra e junto à Casa da Criança Nosso Lar, transformam a vida de centenas crianças. São 37 anos de apoio às ambas instituições, o RC Peruíbe tem uma história de sucesso, parabéns! É gratificante na entrada da cidade já deparar o Marco Rotário. Eu e minha esposa ficamos felizes pelo clube estar 100”.  
 
Homenagens 
 
Claudio Takata parabenizou o clube pelo certificado de 28 Ereys entregue aos associados.  
 
O companheiro João Carlos Simanke foi homenageado com o título Paul Harris, recebendo do governador um pin de Rubi. O reconhecimento homenageia pessoas que contribuíram mais de US$1.000 à Fundação Rotária, ou que tiveram doações neste valor feitas em seu nome. O título foi criado em 1957 para demonstrar apreço e motivar contribuições substanciais ao programa hoje conhecido como Bolsas Educacionais. 
 
José Arbos Moralles foi homenageado com o título de Governador Assistente Honorário.  
 
Na área da educação, Maria Célia Ramalheiro foi a homenageada, recebendo o título de Educadora do Ano.  
 
Para finalizar as homenagens, o vice-prefeito André Luiz de Paula, entregou ao governador Claudio Takata o título de “Visitante Ilustre” pela Câmara Municipal da Estância Balneária de Peruíbe, de autoria do vereador Hélio Sussumu Abe.  
 
Premiações 
 
Para encerrar a festiva, houve a premiação da caravana mais numerosa, o RC Pedro de Toledo foi o ganhador, representado pela presidente Denise Ribeiro. Já a caravana mais distante, o RCSP Anchieta, representado pelo companheiro José Carlos Laurentis. 
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP 
 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 239 fotos