Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito 4420 recebe homenagem na Câmara Municipal de São Paulo

21/02/2018


O Dia do Rotary faz parte do calendário oficial da cidade 
 
Na noite do dia 21 de fevereiro, a Câmara Municipal de São Paulo realizou no Salão Nobre, uma Sessão Solene, em celebração ao “Dia do Rotary”, que no último dia 23, comemorou 113 anos de sua fundação.  
 
A Câmara celebra essa data como forma de reconhecer os serviços filantrópicos de desenvolvimento social e profissional realizados pela associação na cidade.  
 
A iniciativa foi do vereador Gilson Barreto (PSDB), companheiro do Distrito 4430, Rotary Club São Paulo Tatuapé. “Tenho orgulho de ser membro de uma família espalhada pelo mundo. É uma satisfação reunir nesta noite, rotarianos dos Distritos 4420, 4430 e 4610, em celebração ao aniversário da entidade. O Rotary faz a diferença por meios de projetos ligados à educação, meio ambiente e saúde. A poliomielite no mundo, por exemplo, é erradicado pela Fundação Rotária. Esse é um trabalho muito importante e que deve ser valorizado”, afirma o vereador.  
 
O reconhecimento desta data, consta no calendário oficial da cidade de São Paulo desde 4 de outubro de 1985, por meio da Lei Municipal 9.976, de autoria do ex- vereador Alfredo Martins. O Dia do Rotary marca a visão de paz mundial que a organização compartilha, destaca atividades humanitárias e homenageia pessoas que contribuem na transformação positiva de sua comunidade, país e no mundo.  
 
O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, falou sobre a representatividade desta homenagem, além de ressaltar às principais conquistas na área da educação, destacando às instituições do Colégio Rio Branco (mantido pela Fundação) no ano rotário 2017-18. 
 
Homenagens 
 
José Alfredo Pretoni, govenador 1985-86, tesoureiro de RI 1995-97 e curador da Fundação Rotária 2000-04, representou o governador do Distrito 4420, Claudio Takata. “Essa celebração é um reconhecimento dos vereadores àquilo que os rotarianos fazem na cidade de São Paulo. Isso é muito importante no mundo rotário. Agradeço o que essa casa tem feito pelo Rotary durante tantos anos.”, afirma. 
 
Indicado pelo Distrito 4420, o companheiro e sócio fundador do Rotary Club de Cubatão, senhor Mário Canelas, aos 93 anos, foi condecorado por sua atuação em 47 anos como rotariano. “Para mim, essa é uma data muito importante, uma lembrança da Câmara Municipal que eu não esperava receber. Sou grato a esta casa e aos companheiros do meu clube”, declara emocionado.  
 
Distrito 4430 
 
Atualmente, o Rotary está presente em 219 países, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de líderes profissionais voluntários. É uma organização de líderes profissionais dos mais variados segmentos e profissões. O rotariano Carlos Alberto Moreno, RCSP Cambuci, foi reconhecido pelo Distrito 4430 por sua atuação profissional. A governadora Dóris Pittigliani, ano rotário 2017-18 também foi homenageada pela casa.  
 
Distrito 4610 
 
Representando o Distrito 4610, o companheiro centenário, senhor Alexandre do Nascimento Gonçalves foi um dos homenageados. Ele foi um dos fundadores do Rotary Vila Madalena, que depois se tornou Rotary Club Altos dos Pinheiros. Presidiu seu clube duas vezes e participou intensamente das atividades do Distrito. O governador Francisco de Souza Ferreira Filho, ano rotário 2017-18, um dos homenageados de seu Distrito, também agradeceu pela homenagem recebida.  
 
Surpresa 
 
Antônio José da Costa, governador 1987-88 do Distrito 461 e 2013-14 do Distrito 4430 de Rotary International (Idealizador da Celebração do Dia do Rotary) ficou surpreso por estar dentre os homenageados. “Buscamos servir para ver um mundo melhor. Esta casa é o pulmão da democracia”, afirma.  
 
Apresentações 
 
A Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo deu início à Sessão Solene apresentando o Hino Nacional. Já às crianças, do Coral Colégio Rio Branco, emocionaram os presentes com apresentações de duas belas canções.  
 
O evento contou com a presença de membros dos clubes, familiares e amigos. Além de autoridades rotárias como o governador eleito 2018-19, Carlos Torci, o governador da área 3, Emídio Giacomelli, a governadora da área 5, Silvia Camisa Nova e alguns presidentes do Distrito 4420.  
 
 
Por Natali Fernandes – MTB 0083122/SP  
Fotos: Natali Fernandes e assessoria da Câmara Municipal de São Paulo 
 
 

 

 Clique nas imagens para ver o álbum com todas as 58 fotos