Atenção! Esta é a versão 2017-2018 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Notícias    

   

Distrito 4420 realiza Seminário da Paz em Santos

24/02/2018


Distrito 4420

Com foco em profissionais graduados que desejam especialização subsidiada no exterior, evento foi aberto gratuitamente às comunidades regionais da Baixada Santista 
 
Pensando em divulgar esta oportunidade de formação internacional aos profissionais da sociedade, o Distrito 4420 do Rotary International organizou de forma pioneira o Seminário da Paz, evento que foi realizado em 24 de fevereiro, na UNIP Santos (Campus II Rangel). “Mostramos os casos de sucesso e os detalhes deste programa, além dos impactos positivos que as bolsas de estudos estão causando em nossos bolsistas pelo mundo. Tivemos professores doutores e ex-bolsistas do Rotary como palestrantes do seminário. Foi uma oportunidade única que a comunidade recebeu”, explica Roberto Barroso Filho, responsável pela divulgação e arrecadação das bolsas Rotary pela Paz na América Latina. 
 
O professor doutor Edison Monteiro, diretor regional da UNIP Santos, foi anfitrião do evento. Ele enfatizou a importância do encontro para a universidade e à comunidade regional. “Foi um prazer sediar um evento com a dimensão da paz. Quando falamos em paz, pensamos talvez na guerra. Mas será que a guerra é o foco? A palavra paz tem apenas três letras, mas contém uma extensão gigantesca. Ela reflete positividade para que o ser humana consiga ter um comportamento tranquilo e viva melhor no mundo. Aprendi com uma de nossas professoras, especialista em amamentação humana, que quando uma criança é amamentada e sente o calor da mãe, o futuro dela será de paz. Devemos refletir muito sobre isso”. 
 
No âmbito acadêmico, o diretor ressaltou que faz muito sentido o fomento da paz por parte das instituições universitárias, justamente por abrigarem milhares de alunos que podem desenvolver estudos de mestrado ou doutorado com foco num tema tão importante para a humanidade. “Quanto mais pessoas se envolverem nas temáticas da paz, mais chances teremos de um mundo melhor. Vivemos na era da inovação, tecnologia e empreendedorismo nos meios acadêmicos. Mas também devemos refletir sobre a cultura de paz dentro do ensino brasileiro, por leio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Seria uma forma de tornar esta causa de forma legítima em nossa grades e currículos, como ocorre com outros temas”. 
 
Claudio Takata, Governador do Distrito 4420, disse que o encontro trouxe um sentimento de realização. Ele conta que a ideia de organizá-lo surgiu anos atrás, numa conversa com o companheiro Barroso, na Convenção Internacional do Rotary, em São Paulo/SP. “O projeto evoluiu até o brilhante evento de hoje. Agradeço o apoio do Barroso na organização dos detalhes, a parceria com a UNIP que nos cedeu o local e a excepcional qualidade dos palestrantes com tantas informações relevantes. O Rotary tem como premissa a colaboração. Para sermos colaborativos, temos que entender as diferenças e trabalhar em objetivos comuns. Isso é a essência da paz. Estou feliz porque o seminário fez justamente isso”. 
 
Experiências práticas 
 
Sendo um dos principais arrecadadores voluntários em prol de projetos humanitários, o Distrito 4420 também tem como meta a classificação de um bolsista para aperfeiçoamento nos Centros Rotary pela Paz. Samir Khoury, coordenador distrital do programa, enfatizou a importância desta iniciativa. “A nossa força de trabalho a favor da Fundação Rotária e as experiências com a promoção da paz são importantes exemplos que temos que exportar para outros distritos de Rotary. Estamos privilegiando o envio de um bolsista próprio via Fundação Rotária. Já temos candidatos de excelente nível, mas a oportunidade está aberta a todos da comunidade. Ao final do processo, temos a certeza que seremos bem representados”. 
 
Com o tema “Missões de Paz e a Importância da Reforma do Setor de Segurança”, o tenente da Polícia Militar de São Paulo Nelson Vieira foi um dos palestrantes do seminário. Enquanto bolsista do programa Rotary Pela Paz, ele estudou durante meses na Austrália. Vieira também participou de duas missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas), uma no Timor Leste e a outra no Haiti. “Agradeço pela oportunidade que o Distrito 4420 me deu de participar deste evento. As missões no exterior, a bolsa de estudos do Rotary e meu trabalho como policial me marcaram muito em relação à temática da paz. Essa bagagem pode contribuir para melhorar a vidas das pessoas no cenário brasileiro”. 
 
Ele afirma que com a experiência adquirida dentro do programa Rotary Pela Paz foi possível acumular conhecimento e atuar de forma mais efetiva junto aos organismos que fomentam a paz no mundo. “Durante a bolsa, eu fiz meu mestrado na Universidade de Queensland, na Austrália. A instituição é reconhecida por sua reputação e qualidade internacional de ensino. Foram quatro semestres de curso, contendo aulas intensivas e estágio profissional. Como estagiário, atuei numa instituição que visa promover uma norma internacional de proteção contra crimes de massa e genocídio. Foi uma experiência fundamental e transformadora em vários sentidos. Sem o apoio do Rotary, nada disso seria possível”. 
 
Como funcionam as bolsas 
 
Anualmente, o Rotary International outorga até 100 bolsas de estudo dos Centros Rotary pela Paz a profissionais do mundo inteiro. Por meio de treinamento acadêmico, aprendizado prático e oportunidades de networking, o programa dos Centros Rotary pela Paz capacita profissionais na área da paz, prevenção e resolução de conflitos. Estas bolsas cobrem as mensalidades, taxas, hospedagem, transporte de ida e volta, e todas as despesas com estágios e estudos de campo. Em um pouco mais de uma década, o programa capacitou mais de 900 bolsistas em carreiras relacionadas à paz. Muitos deles atuam em organizações internacionais e possuem suas próprias entidades filantrópicas no contexto da paz mundial. 
 
Com o apoio da Fundação Rotária, o programa concede até 50 bolsas para o mestrado e outras 50 para o aperfeiçoamento profissional em universidades de vários países. O mestrado dura de 15 a 24 meses e exige estágio prático de até três meses nas férias acadêmicas. O aperfeiçoamento tem duração de três meses e até três semanas de estudos de campo. As exigências são fluência em inglês, compromisso com a paz mundial e habilidades de liderança. Para o mestrado, é obrigatório ter bacharelado e três anos de experiência voluntária ou profissional integral. No aperfeiçoamento profissional, o candidato deve ter cinco anos de experiência voluntária ou profissional, além de histórico acadêmico exemplar. 
 
As estatísticas do programa apontam que os bolsistas dos Centros Rotary pela Paz atuam 36 em ONGs, 15 nos governos, 8 em áreas de ensino, 8 fazendo estudos avançados, 8 em pesquisas universitárias, 6 em agências da ONU, 3 em Direito, 3 nas polícias, 2 no Jornalismo, 1 no Banco Mundial e 10 em outros lugares. “A Bolsa Rotary pela Paz é uma ótima opção aos interessados que atendam o perfil. O nosso Seminário da Paz foi gratuito e aberto a todos os públicos. Os rotarianos tiveram livre acesso ao evento sem a necessidade de inscrição. Para quem não é associado de um clube de Rotary, basta entrar em contato com o Distrito 4420 para formalizar o interesse nas bolsas”, finalizou Barroso. 
 
Temas e palestrantes 
 
1 - BOLSAS ROTARY PELA PAZ. 
- Roberto Luiz Barroso Filho. 
 
2 - MISSÕES DE PAZ E A IMPORTÂNCIA DA REFORMA DO SETOR DE SEGURANÇA. 
- Nelson C. R. Vieira (ex-bolsista do Rotary). 
 
3 - PANORAMA DO REFÚGIO NO BRASIL. 
- Dr. William Torres L. da Rosa. 
 
4 - DESENVOLVIMENTO PARA PAZ. 
- Natália Muto (ex-bolsista do Rotary). 
 
5 - É POSSÍVEL MEDIR A PAZ? 
- Professor Gilberto M.A. Rodrigues. 
 
Local do evento 
Data: 24/02/18 – sábado. 
Horário: das 7h30 às 12h45. 
Local: UNIP Santos – Campus II Rangel. 
Endereço: Av. Francisco Manoel, s/nº - Jabaquara – Santos/SP. 
 
 
Por Marcelino Silva 
Jornalista MTb 47020/SP 
marcelino@marcelinosilva.jor.br 
 

 

 Clique nas imagens para ver as fotos