Rotary International - Distrito 4420

Lema Rotário      
  
Atenção! Esta é a versão 2015-2016 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Governadora do Distrito

Governadora do Distrito 4420 para o Ano Rotário 2015-2016  
 

Maria Luiza Mendaçolli Zago e Claudio

 
Rotary Club de São Bernardo do Campo Norte 
 
 
 

Mensagem da Governadora

 
Caros (as) e queridos (as) rotarianos, 
 
A comunicação é a ferramenta mais poderosa que recebemos para exercer nossa convivência… é através dela que conseguimos expressar aos outro nossos sentimentos, paixões, angustias, medos e desejos…, é através dela que traduzimos nossos desenhos mentais, que colocamos a par de nosso interlocutor o que acontece aqui dentro de nós, em nossos corações, em nossa alma… é através delas que acalentamos o desespero que trazemos a esperança que fazemos brotar um sorriso… e hoje eu gostaria de dividir com vocês o que aconteceu aqui dentro (dentro de nossos corações) quando ouvimos nosso presidente de Rotary Internacional, Ravi Ravindran pronunciar o lema de nosso ano rotário: “Seja um presente para o mundo”. 
 
O que é um presente? Que significado teria para cada um de nós a palavra “presente”?  
 
Primeiramente, para que algo seja um presente é necessário o envolvimento de mais de uma pessoa no cenário: aquele que dá e aquele que recebe. Assim, na situação de presentear outro alguém, muitas emoções estão envolvidas: 
 
Vejamos, temos a expectativa daquele que aguarda a chegada do presente, criando em sua imaginação todo tipo de excitação sobre o que virá, o quanto isso poderá fazer a diferença em sua vida... Segundo a alegria da contemplação do próprio presente, e finalmente o que proporcionou naquele que deu um momento de felicidade em contribuir, nem que de forma instantânea, para a felicidade do outro. E essa relação não cumpre apenas esses papeis emocionais; um presente dado a outro é uma mensagem tácita dizendo: você é importante para mim, eu te respeito e te amo, esse é um pequeno símbolo de quanto você tem significado em minha vida e, simultaneamente cria na pessoa que recebeu a sensação de se sentir amado, se sentir por um instante, importante, especial. E não importa o que se é dado, o maior valor do presente são as relações humanas embutidas nessa relação, não importando o que se dá, mas a intenção pela qual o presente foi dado. 
 
Foi pensando assim, que percebemos o quanto temos um papel essencial nesse projeto de mudar a vida de outras pessoas, seremos vetores desse tipo de emoção na vida delas e, essas emoções serão colhidas através das nossas ações, ações que com certeza empregaremos com maior empenho, com maior vigor seja na erradicação da Pólio no mundo, na construção de uma sociedade melhor, seja promovendo a paz, amenizando a pobreza, acabando com o analfabetismo e muito mais. Para que isso se concretize podemos usar nossos dons e talentos e promover eventos que fortaleçam nossa entidade junto a sociedade sensibilizando assim mais e mais pessoas sobre nossos valores e nossa missão de construir um mundo melhor. Precisamos começar a construir um mundo melhor hoje, não amanha, hoje!!! Porque precisamos e desejamos ser parte ativa da mudança, esperando que nosso legado seja construído a partir de hoje, com ações, atitudes e o desenvolvimento de nossas lideranças. Nós companheiros devemos vislumbrar esse caminho, emprestando os olhos de nosso presidente RAVI, e dando o máximo de nós para que essa causa seja levada a diante. 
 
Reflitamos sobre qual é de fato a nossa contribuição para essa comunidade global que queremos construir, com perspectivas sociais melhores aos mais necessitados e, convido a todos aqui presentes a refletir comigo: Como seria sua vida se você fosse 100% do que foi divinamente desenhado para ser? Quanto de sua capacidade você vem utilizando? 20,30, 60%? E como seria sua vida se você fosse 100% do que pode ser…? Quantas outras pessoas você poderia tocar se desse seu melhor, se você fosse o todo e não parte. Quanto cresce uma árvore? quantos galhos ela terá? Quantas folhas essa árvore terá? Quão profunda suas raízes chegarão? Com certeza suas raízes chegarão o mais profundo possível para crescer e se desenvolver!!!  
 
Nossa diferença, meus queridos Presidentes para uma arvore, é que temos o poder da escolha… e, tristemente a maioria esmagadora das pessoas escolhe ser menos, escolhe ser a menor parte do que pode ser, deixando de dar o melhor de si…para sua família, para sociedade e depois, lá na frente , ao olhar para trás, perceberá quantas ações deixou passar, quanto poderia ter contribuído, quanto poderia ter ajudado , quantos corações a mais poderia ter tocado durante seu caminho, quanto poderia ter feito para mudar a vida de pessoas, que foram deixadas a margem da sociedade, tudo por não darmos o nosso melhor , mas em Rotary, companheiros teremos essa oportunidade pois teremos um ano inteiro para fazer alguma mudança na vida dessas pessoas. 
 
Assim, convido não só vocês meus queridos Presidentes Presentes, mas todos os rotarianos do nosso maravilhoso Distrito 4.420 a darem seu melhor, não desistindo nunca, para que juntos possamos transformar esse mundo em que vivemos num lugar melhor… e esse será nosso legado!!! Porque para que as coisas ao nosso redor mudem, nós precisamos mudar, mudar para cumprirmos então nosso lema: SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO. 
 
E para finalizar, deixo aqui uma mensagem de um dos maiores filósofos e pensadores de nossa historia - Jesus Cristo: 
 
"Quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias. Quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos, talvez séculos. Mas quem planta ideias verdadeiras, planta para a eternidade" 
 
Saudações rotárias. 
 
Maria Luiza Mendaçolli Zago 
Governadora 2015-2016 do Distrito 4420 
 
 
 
JPG Foto do Casal Governador em Alta Resolução (para os Planos de Atividade dos clubes) 
 
 

DISTRITO 4420
 
O que é o Distrito 4420
Governadora do Distrito
Equipe Distrital
Minuto da Governança
Conferência Distrital
Agenda
Fotos do Distrito
Vídeos do Distrito
Downloads
Profissionais
Palestrantes
Portal de Imagem Pública
ROTARY INTERNATIONAL
 
O que é Rotary
Prova Quádrupla
As Avenidas de Serviços
Presidente do RI
Menção Presidencial
Lema do Atual Ano Rotário
Meses Rotários
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens
Grupos de Companheirismo
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Portal da Fundação Rotária
O que é a Fundação Rotária
Plano Visão de Futuro
Reconhecimento a Doadores
Programas de Subsídios
Clubes 100% Paul Harris
Cadre
End Polio Now
Downloads da Fundação Rotária
ABTRF
Empresas Cidadãs
Seguro Solidário
CLUBES DO DISTRITO
 
Rotary Clubs
Rotaract Clubs
Interact Clubs
Onde Recuperar
Presidentes
Fotos dos Clubes
Vídeos dos Clubes
 
PROJETOS SOCIAIS
 
Lista de Projetos
Projetos Distritais