Rotary International - Distrito 4420

Lema Rotário      
  
Atenção! Esta é a versão 2015-2016 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

História do Distrito

Relato cronológico da História do Distrito 4420, abrangendo também os fatos importantes que levaram à sua formação (*).

1910 - Primeira Convenção realizada de 15 a 17 de agosto - NARCA (National Association of Rotary Clubs of América). Esse era o nome da organização.

1912 - Terceira Convenção, de 6 a 9 de agosto (I.ª of RC, International Association of Rotary Clubs) porque o Canadá e Ilhas Britânicas davam a internacionalidade. Foram então criadas divisões administrativas a cargo de vice-presidentes para "promover o bem estar dos clubes por eles controlados, aproximando-os e criando outros".

Foram 7 divisões iniciais: 5 nos EUA, 1 no Canadá e 1 na Grã-Bretanha e Irlanda e o quadro (board) era formado por esses vices e diretores em número quase idêntico, tirados das mesmas áreas.

1915 - O sistema foi substituído pelo que ainda hoje vigora. As divisões e seus vice-presidentes foram substituídos por distritos e governadores de distritos. Com isso, praticamente mudou-se a mão de direção, pois os vices que eram representantes dos clubes no board, foram substituídos por Governadores representantes da Associação nos Distritos.

1922 - São aprovados os estatutos e somente serão filiados a RI aqueles que se submeterem aos estatutos, ficando como exceção somente o atual RIBI (RI in Great Britain and Ireland), substituto do BARC (British Association of Rotary Clubs), visto que o Canadá adaptou-se à nova situação.

1922-1927 - Fundação do primeiro Clube no Brasil - Rio de Janeiro. Havia 41 distritos, englobando somente os Estados Unidos, Canadá, México e Cuba, não eram, portanto, “distritados” os clubes existentes em outros países. Essa situação perdurou até 1927, quando foi criado o Distrito 63, abrangendo Argentina, Brasil, Uruguai e posteriormente o Paraguai.

O seu primeiro Governador foi Don Donato Gamiara, do Uruguai e o segundo Cupertino Del Campo, da Argentina. A reunião precursora das Assembléias Distritais chamou-se “Reunião das Juntas dos Executivos do D. 63”, em Santos, estipulando-se que:

- Emblema rotaryano (com “y”) pode ser usado pelos sócios em suas correspondências pessoais e não em impressos e correspondências comerciais;

- A criação de uma revista (embrião do atual Brasil Rotário); e,

- Apoio para o próximo governador, mesmo que fosse um argentino, pois seria criado um distrito brasileiro e estaríamos demonstrando nosso amor e respeito ao país vizinho.

1927 - Primeira Convenção de Rotary Clubs no Brasil, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, Juiz de Fora e Belo Horizonte, realizada em 8 de dezembro no Rio. Os tempos eram diferentes, tanto que a visita do comitê dirigente ao Presidente do Brasil,  Washington Luiz, foi publicada no Diário Oficial. Temas: serviço postal, ética comercial, mendicância, combate ao analfabetismo, proteção à criança, recuperação de alcoólatras, reeducação de mutilados...

Recomendação: em comemoração ao 50º aniversário da instituição da República no Brasil, cada clube brasileiro deveria doar à cidade onde funciona um edifício destinado à instrução primária e denominado Escola Rotary e que deveria ser inaugurado em 15 de novembro de 1939. Além disso, houve uma campanha visando tornar o ensino primário obrigatório em todo o Brasil. Há relatos de que os fundos começaram a ser providos e talvez seja daí que nasceram as atuais escolas mantidas por rotarianos.

Culto à bandeira: foi dessa Convenção a decisão de iniciar-se no Brasil as reuniões rotárias com a saudação à bandeira. Oficialmente em 26 de julho de 1929. No RC do Rio de Janeiro, foi a primeira reunião a adotar a prática.

1928 - Abril - 1a. Convenção do distrito 63 em Buenos Aires.

1929 - Abril e Maio - 2a. Conferência do Distrito 63 - na Conferência de Maio, no Rio de Janeiro, já estando aprovada a criação do Distrito 72, sendo indicado para Governador o Companheiro Edmundo de Carvalho, na época Presidente do RC de São Paulo. Eram 12 clubes.

1930 - 2 e 3 de maio - 1ª Conferência Distrital em São Paulo.

Um parêntese para se nomear os Governadores inesquecíveis:

1931-1932 - Samuel Leão de Moura (18 clubes), do RC de Santos, foi um dos grandes nomes que marcaram o rotarismo brasileiro.

1935-1936 - Armando de Arruda Pereira (49 clubes), do RC de São Paulo, foi o primeiro brasileiro a exercer a Presidência de RI.

1939 - O Distrito 72 foi dividido em: 26 - 27 - 28 (São Paulo) – 29.
Nessa divisão o Estado de São Paulo é separado, pois o Distrito 28 englobava Goiás, Mato Grosso, parte de Minas e São Paulo; situado a oeste da divisa do D. 27 e abrangendo as cidades de Poços de Caldas, Araraquara e Mogi das Cruzes.

Registra-se a grande polêmica, descontentamento e quase redução da atividade rotária em função dessa divisão, ocasionando o risco de uma ruptura.

1950 - Passamos a ter o número 119, pela renumeração dos distritos 26, 27, 28, 29, 41, 43 e 72.

1952-1953 - Criado o D. 122 - Mato Grosso, parte do Estado de São Paulo numa descrição confusa de latitudes e longitudes.

1953 - Surge o D. 140 e o D. 122 é mais bem definido: Mato Grosso e São Paulo ao sul do rio Tietê, noroeste de uma linha reta ligando a barra do rio Piracicaba ao rio Tietê, rio Pardo ao rio Claro, norte do rio Peixe e linha reta rio Pardo e rio Claro.

1958 - Os distritos foram renumerados, ficando o 119 com o número 461.

1959 - D. 462 sai do D. 461, bem como o D. 459 já saíra.
A marca da primeira divisão do D. 72 brasileiro foi tão forte que durante anos foi o espírito do antigo distrito 72 tratado por "viúva" e esforços foram feitos para que a "viúva" reunisse seus filhos, netos e bisnetos uma vez por ano, a cada dois anos. Até 1949 foram feitas Conferências Distritais dos Rotary Clubes do Brasil. Essa lembrança da "viúva", que nada mais era do que a demonstração do sentimento de companheirismo que, ao dividir-se distritos, realizar-se Conferências unas, provocava nostalgia e saudades...

O mesmo espírito, sem alcunha, predominava no Distrito 461. Forte, ativo, talvez o mais significativo do Brasil por suas realizações. Por tudo isso crescia, tornava-se ingovernável pela quantidade de clubes e programas. Oferecia ao RI o 3º Presidente e o 2º desse distrito - Paulo Viriato Corrêa da Costa.

1989 - Vários governadores tentaram o redistritamento, mas não conseguiram êxito. Foram propostas várias soluções. Finalmente, em 1989 ao ser indicado governador, com o apoio integral de Nelson Célico, surgiu a idéia de tomar a Praça da Sé como ponto referencial e dali tirar 3 distritos radiais, de forma que pela expansão de cada um pudessem ser criados novos, até que um dia a capital de São Paulo se transformasse num distrito.

Obtido o apoio do Colégio de Governadores e de 100% dos clubes que já realizavam suas assembléias, graças ao trabalho do engenheiro Carlos Eugênio Prézia, rotariano do RC SP Jardim das Bandeiras, que fez os mapas, o projeto ficou pronto. Levado à comissão de distritamento de RI e com o apoio incondicional de Paulo Viriato Corrêa da Costa, presidente indicado de RI e José Alfredo Pretoni, rotariano de prestígio internacional, compareceu à Assembléia Internacional e visitou os membros da comissão que, com exceção de um, aprovaram o projeto e, com essa aprovação, o Board de RI procedeu ao redistritamento. Assim, Nelson Aparecido Célico foi o último governador a exercer a governadoria do Distrito 461.

Criou-se o D. 4420 para o Sul, indo até a Baixada Santista e o D. 4430 para o norte-leste, indo até Mogi das Cruzes, ficando o D. 4610 para oeste incluindo Osasco.

O primeiro Governador do Distrito foi o Companheiro Flávio Farah (1991-92) do RC SP - Interlagos. O redistritamento ou divisão, na realidade tem provocado uma multiplicação de movimentos rotários desde a "viúva" até hoje.

O distrito é uma área meramente administrativa, e, portanto, precisa reunir condições de eficiência, sendo que um dos condicionantes da eficiência é o número de sócios, clubes e área geográfica. Todos esperam poder ver um dia o distrito da cidade, não porque pretenda afastar-me dos companheiros dos municípios vizinhos, mas sim pela certeza do crescimento da Instituição. Somente um grupo forte, calcado nas convicções básicas, poderá continuar levando avante a idéia até hoje posta em prática e que se consubstancia no Servir.

Ninguém se lembrará que o projeto A, B ou C foi de um distrito, mas permanecerá para sempre a certeza que foram os rotarianos, convictos e organizados que agiram para que aquelas realizações acontecessem. Que o pouco da história dessa formação distrital que procurei transmitir possa servir de estímulo para a propagação e o crescimento do Rotary em geral.


_____________________________
(*) Adaptação do valioso relato do PDG Hugo Maia de Arruda Pereira (1989/90 - D. 4610 - RC de São Paulo).

DISTRITO 4420
 
O que é o Distrito 4420
Governadora do Distrito
Equipe Distrital
Minuto da Governança
Conferência Distrital
Agenda
Fotos do Distrito
Vídeos do Distrito
Downloads
Profissionais
Palestrantes
Portal de Imagem Pública
ROTARY INTERNATIONAL
 
O que é Rotary
Prova Quádrupla
As Avenidas de Serviços
Presidente do RI
Menção Presidencial
Lema do Atual Ano Rotário
Meses Rotários
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens
Grupos de Companheirismo
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Portal da Fundação Rotária
O que é a Fundação Rotária
Plano Visão de Futuro
Reconhecimento a Doadores
Programas de Subsídios
Clubes 100% Paul Harris
Cadre
End Polio Now
Downloads da Fundação Rotária
ABTRF
Empresas Cidadãs
Seguro Solidário
CLUBES DO DISTRITO
 
Rotary Clubs
Rotaract Clubs
Interact Clubs
Onde Recuperar
Presidentes
Fotos dos Clubes
Vídeos dos Clubes
 
PROJETOS SOCIAIS
 
Lista de Projetos
Projetos Distritais