Rotary International - Distrito 4420

Lema Rotário      
  
Atenção! Esta é a versão 2015-2016 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Imagem Pública - Artigo - Press Release

Como fazer um Comunicado à Imprensa

 
O trabalho de Imagem Pública no Rotary é efetuado de forma coletiva pelos rotarianos e seus clubes. Cabe ao Rotary International e ao Distrito prover material de divulgação e orientar os clubes sobre a forma de efetuar essa divulgação, mas é missão de cada clube divulgar para os meios de comunicação de sua área de atuação seus projetos e eventos beneficentes. E o meio para se executar essa tarefa é o comunicado à imprensa, também chamado de “press-release”. 
 
É essencial que a cada entrega de equipamento doado em um projeto, ou a cada inauguração, ou ação beneficente, haja duas ações de comunicação: uma antes e outra depois de sua realização. A ação prévia tem o objetivo de tentar atrair os meios de imprensa para a cobertura do evento. Se for bem-sucedido neste convite, e houver a presença de jornalistas já no evento, a probabilidade de divulgação da ação é muito alta. E ao fim do evento, sua divulgação ainda é possível através de comunicado contando como foi o evento. 
 
Nos dois casos é essencial pensar em como atrair a atenção do veículo para sua ação. Crie um título que seja curto e contenha verbos que demonstrem ação. Escolha uma razão forte pela qual o artigo deve ser veiculado, e use-a para dar direcionamento ao resto do texto – em geral algum gancho para a emoção, ou destacando sua relevância, surtem efeitos. Não deixe de informar que o Rotary é uma rede global de voluntários – mantenha um parágrafo padrão para ser colocado no final com um pequeno resumo do que é e o que faz a organização. Defina quem será a pessoa que estará disponível para dar mais detalhes sobre o relatado no texto, e coloque seu nome, e-mail e telefone para aumentar a possibilidade de um repórter ou redator entrar em contato. Insira também o endereço do website do clube ou do Distrito. 
 
O cabeçalho e a primeira sentença de um comunicado à mídia são as partes mais importantes. A sentença inicial deve responder às seguintes perguntas básicas: 
 
- Quem? O enfoque principal. A pessoa ou grupo de pessoas principal do caso relatado. 
 
- O quê? O evento ou projeto no qual o clube está envolvido. 
 
- Onde? Endereço completo do local do evento. 
 
- Quando? Data do evento ou o período de tempo envolvendo a pessoa ou projeto. 
 
- Por quê? Motivo que faz o evento, pessoa ou projeto relevante o suficiente para que o público tome conhecimento. 
 
- Como? Descrição de como aconteceu o evento. 
 
As próximas sentenças devem prover detalhes sobre o evento ou projeto, ou sobre como a pessoa realizou algo extraordinário. O comunicado deve ser conciso e objetivo, com um ou dois pontos principais, não ultrapassando uma 
página. Opiniões pessoais de líderes de clube, beneficiários ou pessoas homenageadas devem ser colocadas entre aspas. Despreze informações desnecessárias e concentre-se no que é vital para que o relato 
seja acurado e completo. Procure escrever o texto em terceira pessoa, nunca em primeira pessoa, e capriche no português. Evite também jargões rotários muito específicos, que não possam ser entendidos por quem não conhece a organização. 
 
A matéria também deve ser ilustrada, especialmente quando enviada após sua realização. Se estiver enviando comunicado a um canal de televisão, considere os recursos visuais necessários – vídeos com eventos incomuns, cenas vibrantes, crianças risonhas ou aparições de celebridades despertam interesse. No caso de fotos para revistas, jornais e sites, uma boa ilustração é fundamental para a publicação de sua matéria. Evite fotos posadas, e mostre imagens fortes, que denotem ação, e de fato ilustrem o assunto tratado, a entidade beneficiada, a pessoa atendida pelo projeto. Envie sempre imagens com boa qualidade e boa resolução. 
 
Devemos ainda trabalhar com os estereótipos do Rotary, que ainda é visto por muitos como entidade de pessoas que “só fazem festa”. Assim, ao divulgar um evento beneficente, evite a coluna social e foque sua comunicação menos na festa em si (na comida ou entretenimento) e mais em quem será beneficiado e como os recursos obtidos no evento serão utilizados. 
 
 
Marcelo Carvalho 
Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública 
 

DISTRITO 4420
 
O que é o Distrito 4420
Governadora do Distrito
Equipe Distrital
Minuto da Governança
Conferência Distrital
Agenda
Fotos do Distrito
Vídeos do Distrito
Downloads
Profissionais
Palestrantes
Portal de Imagem Pública
ROTARY INTERNATIONAL
 
O que é Rotary
Prova Quádrupla
As Avenidas de Serviços
Presidente do RI
Menção Presidencial
Lema do Atual Ano Rotário
Meses Rotários
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens
Grupos de Companheirismo
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Portal da Fundação Rotária
O que é a Fundação Rotária
Plano Visão de Futuro
Reconhecimento a Doadores
Programas de Subsídios
Clubes 100% Paul Harris
Cadre
End Polio Now
Downloads da Fundação Rotária
ABTRF
Empresas Cidadãs
Seguro Solidário
CLUBES DO DISTRITO
 
Rotary Clubs
Rotaract Clubs
Interact Clubs
Onde Recuperar
Presidentes
Fotos dos Clubes
Vídeos dos Clubes
 
PROJETOS SOCIAIS
 
Lista de Projetos
Projetos Distritais