Atenção! Esta é a versão 2016-2017 do site do Distrito 4420 e está DESATUALIZADA!
Acesse o site atualizado no endereço:

www.rotary4420.org.br

Use seus dados do Meu Rotary
    
  Lembrar     

Desenvolvimento do Quadro Associativo - DQA

"Construa e ele virá"

 
Campo dos Sonhos* é um filme de 1989. O roteiro foi inspirado na vida de Joseph Jefferson Jackson, jogador que atuou na liga americana de baseball no início do século passado e viveu até 1951. Ele ficou conhecido com Joe “Pés Descalços”, pois em um jogo no início da carreira, como consequência de bolhas nos pés, jogou sem chuteiras. Joe é lembrado pelo excepcional desempenho, inúmeros recordes, e pela associação com o escândalo Black Sox, envolvendo suborno na série mundial de 1919. Ele foi, juntamente com 7 membros do time Chicago White Sox, acusado de entregar o campeonato. Como resultado, em 1920 foi banido do esporte. O desempenho impar e a expulsão no auge da carreira fazem dele uma das lendas deste esporte. 
 
No filme o personagem principal e fictício é Ray, um fazendeiro cujo falecido pai era aficcionado por baseball, sendo Pés Descalços seu maior ídolo. Ray levava uma vida tranquila quando certo dia, ao estar sozinho em sua lavoura, ouviu uma estranha voz que lhe sussurou: "SE CONSTRUIR, ELE VIRÁ". Ele achou que era apenas sua imaginação, mas a frase continuou por dias e passou a atormentá-lo. Após um tempo compreendeu que deveria construir um campo de baseball, e que se assim o fizesse, Joe apareceria para jogar. Acontece que Joe nem estava vivo!  
 
Mas ele acatou o pedido e assim que o campo foi concluído Joe se materializou e perguntou ao fazendeiro se poderia trazer outros jogadores para jogar. Ray concordou e ficou extasiado ao ver os ídolos do seu pai jogando como se estivessem em plena atividade e no auge da fama. 
 
Bem, a descrição do filme acaba por aqui pois acredito que os que ainda não o assistiram talvez se interessem pelos detalhes e o final emocionante. Falei do filme apenas para valorizar a frase “CONSTRUA E ELE VIRÁ”. Acredito que este é o fundamento do crescimento do quadro associativo. Um clube que não atende as expectativas dos seus associados não crescerá. Mas construir como? Como fazem os médicos, primeiro deve ser feito um “diagnóstico” da situação do clube. Uma pesquisa de satisfação informará os pontos que devem ser melhorados. Depois basta discutir os resultados e adotar as medidas necessárias. 
 
O distrito disponibiliza uma pesquisa de 15 questões de múltipla escolha que pode ser respondida em 5 minutos. Ela apresenta excelentes resultados e pode ser acessada, bem como a planilha Excel para avaliação dos resultados, na nossa seção de downloads. 
 
Bill Boyd, Presidente de RI 2006-2007, disse em 2006: Novos rotarianos se associam aos clubes diariamente. No entanto, também diariamente, alguns deles abandonam as fileiras rotárias. Sei que sabem disso, que já ouviram essa cantilena muitas vezes. O mais inteligente é não gastar tempo divagando sobre como atrair novos sócios. Nosso tempo seria muito melhor empregado fortalecendo os clubes. Não nos esqueçamos de que o Rotary, funcionando bem, já é atraente o bastante para que os sócios atuais permaneçam e outros juntem-se a eles. 
 
* Field of Dreams (Campo dos Sonhos),1989, dirigido e adaptado por Phil Alden Robinson do romance Shoeless Joe de W. P. Kinsella. 
 
 
Fernando Dias Sobrinho 
Presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo 2016-2017 
 
 
 
 
Baixe aqui o Formulário de Pesquisa de Satisfação: 
 
Arquivo DOCDOC Arquivo PDFPDF - Formulário de Pesquisa de Satisfação do Sócio do Clube (escolha o formato DOC ou PDF) 
 
XLS Planilha para Análise dos Resultados da Pesquisa 
 
 
Rotary International | Distrito 4420 | São Paulo - ABCDMR - Litoral | BRASIL
Termos e Condições | Política de Privacidade