Rotary International - Distrito 4420
Distrito 4420    
  
Atenção! Esta é a versão 2014-2015 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Intercâmbio de Jovens - YEP

REGRAS PARA INSCRIÇÃO DE INTERCAMBIO – BOLSISTA (2014/2015) 
 
- Idade: jovens nascidos entre janeiro de 1998 e janeiro de 1999; 
- Apresentar renda familiar de até 4 (quatro) salários mínimos, na qual passará por uma análise socioeconômica, considerando a renda per capita e as condições de moradia; 
- Bom desempenho escolar, observando a parte comportamental e teórica do candidato durante o curso; 
- Estudar a partir do 1º (primeiro) ano do ensino médio; 
- Estudar em escola pública e/ou bolsista de 100% em escola particular;  
- O aluno deve ser referendado pela autoridade escolar de onde estuda;  
- Ter pelo menos conhecimentos prévios da língua inglesa e/ou preferencialmente conhecimento intermediário; 
- Demonstrar interesse em participar do projeto YEP (intercambio) 
- O Clube deve se responsabilizar pelo enxoval do intercambista apresentado e ajudá-lo com documentação necessária (Passaporte, visto, etc.); 
- Caso houver a reciprocidade do intercambista, o Clube deve se responsabilizar pela mesada do intercambista que virá (valor atual = 12 parcelas de R$ 150,00). 
 
Todos os Clubes do Distrito que tiverem interesse em participar do programa “BOLSISTA” poderão indicar um jovem. Para isto basta seguir as regras acima e respeitar os prazos estipulados pelo Governador e Comissão de Intercambio do D-4420. 
 
Será selecionado 1 (um) jovem entre os inscritos e o Distrito patrocinará a passagem, o seguro saúde e o seguro de vida do jovem. 
 
O Clube que tiver seu candidato aprovado irá se responsabilizar pelas despesas com enxoval, ajuda-lo com a documentação necessária (passaporte, visto, etc.), flamulas do Clube, Pins, Cartão de visita, quantia em dinheiro para o jovem levar, condução para tirar visto, para o aeroporto e outras possíveis despesas que forem ocasionadas para a realização da viagem.  
 
Não existe impedimento para que Clubes se unam para patrocinar o jovem, podendo com isso dividir as despesas. 
 
-Inscrições até 01/11/2014 
-Analise dos documentos 
-Seleção: 08/11/2014 
 
A seleção será dividida em três partes: 
 
- Entrevista com os Pais, 
- Entrevista com os Jovens, 
- Dinâmica em grupo com os Jovens. 
 
O não comparecimento do jovem e de pelo menos um dos pais é eliminatório, assim como o não cumprimento de qualquer outro dos itens acima. 
 
Tarcísio da Mota Siqueira 
YEP – Chairman D. 4420 

O principal elemento na promoção da paz e compreensão internacional é o contato com diferentes culturas. O mundo se torna um lugar amistoso onde aprendemos que todos os povos, independente de nacionalidade — desejam as mesmas coisas básicas: um ambiente seguro e confortável que permita uma vida enriquecedora e satisfatória para nós e nossos filhos. O Intercâmbio de Jovens oferece a milhares de jovens a oportunidade de conhecer pessoas de outras terras e experimentar sua cultura, plantando, assim, as sementes da compreensão internacional.  
 
Desde 1927, estudantes e famílias anfitriãs no mundo inteiro expandiram horizontes e enriqueceram suas vidas por intermédio do Intercâmbio de Jovens do Rotary. Administrado por Rotary Clubs, distritos e grupos multidistritais, o programa envolve anualmente mais de 8.000 estudantes e 82 países. 
 
As primeiras viagens oficiais datam de 1927, quando o Rotary Club de Nice, França, iniciou intercâmbios dos quais participaram estudantes europeus. A interação entre clubes da Califórnia, nos EUA, e da América Latina começou em 1939, havendo as atividades se expandido em 1958 para o leste dos EUA. Em 1972, o conselho diretor do Rotary International resolveu recomendar o Intercâmbio de Jovens aos clubes do mundo inteiro como importante atividade internacional para a promoção da paz e compreensão. 
 
Para mais informações, visite o site oficial do intercâmbio no Distrito 4420:  

www.yep4420.org

 
 

 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados