Pólio Plus, o programa mais ambicioso da história do Rotary, é a representação máxima dos trabalhos voluntários na campanha global para erradicação da pólio. Por mais de 20 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária.

Além de oferecer assistência financeira e voluntários, o Rotary se dedica a obter apoio de outros parceiros do setor público e privado. Um exemplo é a campanha Elimine a Pólio Agora, inspirada pelas extraordinárias doações-desafio feitas pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Breve histórico do Programa Pólio Plus

Desde o começo da iniciativa Pólio Plus em 1985, a vasta rede de voluntários do Rotary, um total de 1,2 milhão de sócios, tem contribuído com dinheiro, tempo e experiência ao esforço de erradicação da pólio.

• Calcula-se que, por ocasião da certificação da erradicação da pólio, as contribuições do Rotary para esse fim serão da ordem de aproximadamente US$1,2 bilhão.

• Líderes rotários instigaram em 1985 a Assembléia da Saúde Mundial a aprovar uma resolução para erradicar a pólio, o que levou à formação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988.

• Milhares de rotarianos do mundo todo têm prestado serviços voluntários em dias nacionais de imunização.

• O programa Pólio Plus ajuda o Rotary a financiar custos operacionais como transporte de voluntários e vacinas, mobilização social e treinamento de agentes de saúde, além de atividades de vigilância

• Rotarianos trabalham para incentivar doadores e governos de países afetados pela pólio a dedicar os recursos financeiros necessários à erradicação.

A erradicação da pólio, ainda existente em quatro países, está ao nosso alcance, mas se não conseguirmos agir rapidamente, esta doença deformadora, e muitas vezes mortal, continuará a ameaçar as crianças do mundo.
Conheça os desafios ao sucesso da erradicação da pólio e as estratégias aplicadas atualmente pelo Rotary e seus parceiros.
Você pode ajudar o Rotary a completar este trabalho. Basta contribuir ao Programa Pólio Plus ou se voluntariar para participar de campanhas de vacinação ou de conscientização sobre a doença.

Responsável no distrito

Nome: Fernando Dias Sobrinho