Desde 1985, os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário têm impulsionado o desenvolvimento econômico e auto-suficiência das comunidades mais carentes. Os núcleos podem ser rurais ou urbanos integrados pelos residentes de um vilarejo, bairro ou grupo menor de pessoas de determinada comunidade. A localização geográfica não afeta a eficácia dos núcleos, os quais são úteis sempre que rotarianos e não rotarianos desejam trabalhar juntos.

Todos os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário compartilham quatro objetivos principais:

- Incentivar a todos a assumir a responsabilidade pela melhoria da comunidade, vilarejo ou bairro

- Reconhecer a dignidade e valor de todas as ocupações úteis

- Mobilizar atividades de auto-ajuda e trabalho coletivo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas

- Incentivar o desenvolvimento máximo do potencial humano, dentro do contexto da comunidade e cultura locais

- Contate o Rotary Club, distrito ou responsável pelo núcleo mais próximo, ou o RI, para mais informações.